domingo, 23 de março de 2014

...Enquanto isso... Ubatuba!

Esta viagem é basicamente o final do post anterior.

Trindade ficou pra trás por volta das 11 da manhã. O trauma da ida foi tamanho que não quisemos arriscar voltar tarde demais e passar o mesmo apuro na volta...

A ideia principal era avançar mais na viagem e ir até Paraty, mas seguimos as orientações do pessoal da cidade e retrocedemos à Ubatuba que, aliás, foi uma ótima ideia!

O domingo estava lindo! Um baita sol, vento forte quebrando aquele clima abafado e a estrada livre!

Num dia como este, só o fato de passar pela Rod. Rio-Santos já é gratificante. De longe é a estrada com o visual mais bonito que já vimos. Alguns quilômetros de mata fechada, outros de morros, riozinhos durante o trajeto e finalmente, no ponto alto, uma BELA vista das praias de Ubatuba. TODAS, sem exceção nenhuma, são belíssimas! Vistas de cima, não parecem ser tão perto de São Paulo, nossa cidade cinzenta de praias cinzentas.

Isso não é uma crítica, mas quem está acostumado a fazer bate e volta no litoral sul ao menos uma vez ao mês (eu), deixe esta rotina de lado e experimente ir mais longe. Será a primeira vez de muitas, tenho certeza! Lá a natureza prevalece e este é o charme do lugar!

Quer ver? Então olha só isso:

Praia do Félix vista da Rodovia Rio-Santos.                                                        Fonte: http://viagem.uol.com.br/album/guia/2013/08/16/ubatuba.htm#fotoNav=52

De Trindade até Ubatuba existem váááááárias opções de praias e aqui cito algumas delas: Almada, Félix, Galhetas, Pereque Mirim, Prumirim, Praia Vermelha e muitas outras... O fato é: tudo é lindo demais! E a tentação é de parar em todas, mas pelo horário decidimos escolher entre elas e paramos em Prumirim.

E que ótima escolha, não?

Para entrar na praia é necessário passar pelas ruas de um condomínio fechado (coisa fina) e na areia da praia não existem milhares de quiosques, bares e lanchonetes, existem dois, de resto é só mar, areia e um liiiiiiiiiindo visual.

Além das praias, Ubatuba ainda oferece ilhas, cachoeiras, trilhas e uma cidade com várias atrações, ou seja, quem vai pra lá não conta só com sol não. Tem passeios para todos os gostos... E falando em gostos, saindo de Prumirim, passamos a tarde na orla da praia do Cruzeiro, já na cidade... Muito mais movimentada, com várias opções de restaurantes, sorveterias e logo atrás da avenida principal, todos os tipos de comércios.

Ah! E quase esqueci... Muitas ruas de mão única, o que me deixou um pouco impaciente, já que tive que rodar pelo mesmo lugar mil vezes para conseguir chegar ao ponto que queríamos.

O desfecho foi um contraste da ida. Voltamos pela Tamoios, que apesar de estar em obras, nos garantiu uma viagem tranquila... Me parece que atualmente as obras foram concluídas, mas é bom pesquisar sobre isso antes de sair de casa.

Neste post as dicas ficarão por conta apenas das praias já que não ficamos por lá para saber sobre acomodações e outros serviços.

Masssssssssssss aguardem a próxima publicação! Tenho 8 dias de conversa sobre Florianópolis esperando para serem lidos! :)