sexta-feira, 7 de março de 2014

#2 Campos do Jordão

Aniversário de namoro! Existe data mais inspiradora a agradar alguém? Não, não existe! O aniversário de namoro é uma das datas em que você usa toda a sua disposição e romantismo para encontrar algo que realmente agrade o seu amor e tão inspiradora quanto esta data foi a viagem que fizemos para comemorar o lindo um ano de namoro....

Ahhhh Campos do Jordão, como não sabia de sua existência antes? Por que demorei um ano todo pra conhecer? ♥ ♥ ♥

Este post é um alerta aos casais apaixonados. Se vocês estão vivendo juntos sem visitar Campos do Jordão, não percam mais tempo, por favor! Lá as montanhas estão envoltas a um coração gigante (Sério). Quem entra lá, sai mais apaixonado!

E para aqueles que ainda não tem seu par ideal (posso marcar uma amiga aqui cujo nome começa com VI e termina com DINHA hahahahahaha) PRECISA conhecer para que num futuro próximo faça uma viagem especial com sua metade da laranja. J

Não sei se foi o aniversário de namoro, o dia que estava LINDOOOOOO ou o tal coração em volta da montanha que deixou esta viagem espetacular, mas desde a estrada já tivemos a melhor primeira impressão do lugar!

Pra verem que não estou exagerando, deem só uma olhadinha nisso:

Pois é, de longe linda de perto maravilhosa. Esta é a definição de Campos. Antes de chegar à cidade, pare por alguns minutos no mirante chamado de “Vista Chinesa”... É só uma prévia do que está por vir:

Tudo favoreceu. A pousada, muito aconchegante. Atendimento de primeira! Valor acessível, café da manhã incluso e melhor, perto de tudo. (Sim, darei as coordenadas no final).

Eu tenho uma regra quando estou viajando: Não posso perder tempo. Quero conhecer o máximo possível do lugar... Tem que valer a pena! E assim sendo, largamos as mochilas no quarto e partimos para a missão “conhecer a cidade”.

Quando passar pelo portal, de cara já é possível ver o bondinho que passa pela avenida principal toda. Não o utilizamos porque estávamos de moto, mas pra quem gosta deste tipo de passeio, o ingresso custa 10,00 e as saídas são de meia em meia hora.

O primeiro ponto visitado foi o Pico do Itapeva. Na estrada de acesso ao pico, tivemos a obrigação de parar para ver os GIGANTESCOS hotéis (chiquérrimos) nas montanhas, um mais impressionante que o outro, coisa de filme mesmo!

No alto do pico, segundo um morador da cidade (ele estava explicando a uma mulher e eu estava de antenas ligadas rs), em dias sem neblina é possível avistar sete cidades vizinhas! Infelizmente a vista estava tomada por uma nuvem E-N-O-R-M-E e não pudemos ver tudo o que poderíamos em dias de sol, mas mesmo assim o lugar é lindo!

É tomado por lojinhas de doces, souvenirs e malhas. O tradicional chocolate quente e outras delicias de Campos também são vendidas por lá. Comparado aos preços de Capivari (um bairro à frente, e um assunto à frente também) vale a pena comprar malhas lá em cima, as demais coisas, doces, cervejas, chocolates, me parece que tem um preço semelhante em todos os lugares.

O bom de Campos é que no caminho para um determinado ponto turístico existem outros pontos, portanto na descida paramos nas Corredeiras do Fôjo. Fica bem na entrada de um condomínio e o acesso é por uma estradinha de terra e pedras. Quando fomos tinha apenas um casal. É um lugar bem tranquilo, vale a pena molhar os pés por lá... Além disso, ficamos um tempão em outro ponto chamado “Ducha de Prata”, que é uma espécie de parque, com tirolesa, lojinhas, e restaurantes...

Na pausa para o almoço, algo inesperado: Comemos rapidamente no mercado municipal e tanto o pastel quanto a Coca-Cola KS (Aquelas garrafinhas) custavam R$ 2,00!

Gente!! Precisei falar disso. Quando aqui em São Paulo você come um pastel por tão pouco? Nem em feira livre mais!

No fim da tarde de sábado visitamos a fábrica de chocolates Araucária (que fica muito perto da pousada) e em seguida fomos até a Vila Capivari. Lá é o centro turístico de Campos, tem uma arquitetura tipicamente europeia e ouso dizer que se você tirar foto dentro de um bueiro, tenha certeza que ficará linda rs

Sério, tudo lá é tão fofo que um simples “enfeite” na árvore da rua me deixou encantada... Aí já viajo nas ideias de como São Paulo podia ser mais bonita com simples gestos... Ai ai...

Ir para Campos exige algumas paradas obrigatórias. Uma delas é na Cervejaria Baden-Baden. Num sábado a noite é lotaaaada, mas gostei do atendimento... Preços um pouco altos (para meus padrões kkk), mas se tiver com uma graninha sobrando é legal parar e conhecer o bar.

Depois de muita indecisão resolvemos jantar em um restaurante italiano não muito caro (em relação aos demais), mas delicioso! (Apesar do atendimento regular)

ZzZzZzZzZzZzZzZzZzZz

No domingo acordamos cedo e fomos até a Pedra do Baú. São mais de 25 km até chegar à trilha, inclusive fica além do município de Campos. As Pedras do “Complexo Baú” estão localizadas em São Bento do Sapucaí.

É fundamental parar rapidamente no observatório que tem próximo à Pedra para vê-la de longe... É realmente algo que nunca vi igual... a vista das montanhas se sobrepondo no horizonte é fantástica! Não dá pra acreditar que tudo aquilo fica tão perto da capital.

Se o observatório é lindo, imaginem a vista do alto da pedra! Posso olhar essas fotos mil vezes que não serão vezes o suficiente para suprir a vontade de voltar lá...

A trilha para a Pedra do Baú leva 3 horas para ser concluída (ida e volta), a trilha para o “Bauzinho” leva apenas 10 minutos para ir e voltar... Só fizemos a trilha curta e imagino que a chegada à Pedra do Baú seja realmente hipnotizante, porque o Bauzinho já é...

Aos que têm medo de altura, SUPERE, por favor!!!! Não volte de Campos do Jordão sem ter ido a este ponto turístico, porque, pra mim, foi o ápice da viagem! Sério, sentar naquela pedra e só olhar tudo envolta é uma verdadeira sensação de paz... É inexplicável, só indo e conferindo mesmo...

Esta foto mostra a Pedra do Baú vista pelo “Bauzinho”, mas tem pessoas em cima daquela rocha! E não são poucas!

Saindo da Pedra do Baú, vimos ainda mais algumas belezas naturais. A cachoeira que mencionei no post anterior sobre Pedra Bela realmente está na minha lista das mais bonitas. Nesta foto é possível ver de longe, quase não se vê a cachoeira, mas de perto, ao vivo e a cores, ela é muito bonita mesmo! Chama-se Cachoeira do Toldi e também fica no município de São Bento do Sapucaí.

Antes do almoço, descemos até a cachoeira dos amores, também na cidade vizinha a Campos (já que estávamos por lá, resolvemos fazer um tour rs). Pagamos R$ 2,00 (cada) para entrar e estava tão cheia que ficamos tempo o bastante pra entrar na água, passar um gelo básico nas pernocas e ir embora...

Encerramos com o passeio de teleférico. O embarque é feito em Capivari, tendo como chegada o Morro do Elefante, outro ponto turístico famoso em Campos do Jordão.

O acesso ao morro também pode ser feito via estrada, mas convenci a Tati a ir de teleférico. Ela não queria ir porque é mega corajosa pra me fazer passar medo na tirolesa maaaaaaas ficou com medinho do teleférico ser apenas uma cadeirinha individual... (hahahaha vingança!)

A taxa para utilizar o teleférico é de R$ 11,00. Pagamos. Tudo certo, embarcamos e aí o que acontece? Uma BAITA chuva! E o que fazer quando se está num teleférico, a metros de altura e começa a chover? Nada, continue sentado e espere. Essa viagem estava tãooooo tranquila ai me acontece uma dessas kkkk

Vale lembrar que saímos da pousada de baixo de sol, ambas vestindo a cara do verão 2014 (tanto que entramos na cachoeira e tudo o mais). Quando a chuva começou a temperatura caiu para 15°! Sim... A chuva mais gelada que a própria cachoeira...
Mas tudo tem seu lado positivo. Quando a chuva passou, pudemos finalmente experimentar o chocolate quente (que, aliás, é maravilhoso!).

Informações sobre a viagem:

·         É muito importante ter um veículo em Campos. A cidade possui muita coisa para conhecer e nem sempre elas são próximas umas das outras;

·         Coloquei R$ 35,00 de gasolina pra ir e só coloquei novamente após voltar da cachoeira dos amores no domingo, ou seja, não gastei muito pra ir até lá, pelas minhas contas só a viagem gastaria R$ 20,00 de combustível tranquilamente. Para voltar completei com mais R$ 20,00;

·         Um pedágio de R$ 1,50 (para motos) na Dutra próximo de Mairiporã (R$ 3,00 ida e volta);

·         Achei o preço da diária para casal muito bom! R$ 130,00 com direito a café da manhã, estacionamento e wi-fi inclusos. Sem cobrança de taxas adicionais e um atendimento de primeira! (http://www.cheztete.com.br/);

Virei suspeita a falar de Campos do Jordão e seus arredores porque realmente gostei demaisssss! Por isso: INDICADO!