quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

#2 Monte Verde – MG

Alguém aí já está cansado de Minas? Espero que não, porque Minas tem uma quantidade impressionante de municípios “visitáveis” (e para quem não sabe, é o Estado que têm mais municípios no Brasil, ganha até de São Paulo, com 853!).

Além disso, já antecipo que em Fevereiro teremos mais um passeio por lá, dessa vez um pouquinho mais longe, poréééém, isso é assunto futuro, hoje vou falar um cadinho de Monte Verde (♥♥♥).

Confesso que fiquei um pouco triste em publicar essa viagem, mas aí você vê o poder de algumas coisas né?! Vi esta imagem no Facebook (sim, o facebook quase sempre desanima, mas às vezes também pode ter o efeito contrário rs) e decidi passar pelas adversidades e publicar a viagem completa:

Fomos pelo primeiro motivo, mas pra escrever essa segui o terceiro conselho kkk

Bom, então vamos ao nosso destino!

Localizada ao Sul de Minas Gerais, bem pertinho da divisa com São Paulo, Monte Verde não chega a ser uma cidade propriamente dita, é um distrito localizado no município de Camanducaia.

O engraçado é que ao chegar à Camanducaia e ver as placas indicando o caminho para monte verde, as únicas coisas que você vê a frente são mesmo “Montes Verdes” que parecem que não vão dar em lugar algum. Eu mesma fiquei desconfiada, mas me apeguei às fotos que vi na internet para não desistir de conhecer o lugar.

E no sobe e desce de montanhas, em meio ao clima gelado (mesmo saindo de São Paulo num calor infernal) depois de alguns minutos nos deslumbrando com a beleza natural que cerca Monte Verde, enfim, chegamos J.

Legenda: Sim, lá ainda é natal rs

Como somos preguiçosas, saímos de casa por volta das 9 horas da manhã (não vamos mais viajar a noite para lugares desconhecidos! Para entender clique aqui) e chegamos perto do horário do almoço. Fizemos o reconhecimento do centrinho, olhamos alguns restaurantes e lojas até dar meio-dia e finalmente escolhemos nosso primeiro ponto de parada, o Restaurante Ribas.

Um pequeno self-service de comida maravilhosa que fornece refeições com o verdadeiro temperinho mineiro de que eu tanto falo. O saldo foi muito positivo, adorei! Atendimento de primeira, garçons prontos para recepcionar os clientes com muita simpatia e o preço: R$ 34,90 o quilo (que pra uma cidade turística está até que bom).

Saindo de lá, partimos para conhecer a nossa casa de Monte Verde (sempre trato os hotéis, pousadas, hostels ou barracas como casas, afinal, é nosso canto de descanso por pelo menos uma noite rs) e chegando lá, NOSSA! Fomos recepcionadas com tanto calor humano, com tanto carinho que me senti, sinceramente, da família hahaha

A dona da pousada, também chamada Tati nos recebeu com abraços e com muita alegria, daquelas que você vê de longe que é sincera ♥.

Deixando as mochilas, começamos a percorrer nosso destino de desbravadoras. Mapa em mãos e... Rumo à Pedra Redonda! Nossa primeira parada.

O caminho é complicadinho pra motos como a Trovão Azul. Com algumas derrapadas morro acima, conseguimos chegar ao acesso à trilha.

E vale lembrar que por este acesso, é possível conhecer cinco picos diferentes: A Pedra Redonda (1.990 metros), o Chapéu do Bispo (2.030 metros), a Pedra Partida (2.050 metros), o Platô (que é uma espécie de laje de granito) e o Pico do Selado (2.083 metros). Da esquerda para a direita também estão os níveis de dificuldade de cada trilha e o tamanho do percurso, sendo que na primeira o tempo médio de caminhada é de trinta minutos (somente ida) e a última pode chegar a DUAS horas  ou mais e recomenda-se estar acompanhado de um guia.

Não preciso dizer que fomos até a Pedra Redonda e pensamos: “Bom, a paisagem deve ser a mesma nas outras né?!” kkkk os 1.900 metros nos agradou bastante e resolvemos passar apenas por esta aventura que, aliás, já foi maravilhosa.

No meio da trilha tem esse deck para descansar um pouquito =D

Lá no alto da Pedra Redonda o tempo começa a mandar a gente embora...

Vista da Pedra Redonda

Ao ler sobre os demais, os comentários sempre citam a preferência pelo Pico do Selado. Dizem que a caminhada é compensada quando se chega lá no topo. Inclusive se você for um alpinista, é permitido escalar até o cume e assinar seu nome num livro que fica guardado em um potinho no fim da linha (isso também li na internet, se alguém escalar e não assinar nada não é culpa minha em! hehehe)

Como o dia estava meio chuvoso descemos de volta para a cidade e paramos em um Café chamado “Maçã Crocante”, o que foi ótimo, pois neste local, tomei o chocolate quente mais maravilhoso da minha vida! Custou R$ 4,00 uma pequena xícara, mas o sabor, inexplicável! Já a Tati, fyna, comeu um Strusaksfurll (eu como não sabia nem falar isso, na primeira vez disse assim, exatamente como escrevi... Na realidade o nome é Apfelstrudel rs) com sorvete, que custou lindos R$ 18,00. O Sorvete, artesanal, disse ela, o melhor do mundo também... :D

Dali a chuva começou, então, fomos nos esconder misturar alguns sabores. Do chocolate quente, strudel e sorvete, fomos para a porção de batatas com cerveja Tcheca no Boteco do Lago. Putzzz que lugar agradável! O bar de pouca iluminação têm cardápio variado de porções, cervejas e chops artesanais. Nossa escolha foi pela cerveja “1795” que, aliás, é bem suave e gostosa!

Fonte: http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/05/66/71/19/vista.jpg

Acabando a chuva voltamos à pousada para nos preparar para o jantar. Escolhemos enquanto estávamos na cidade e à noite voltamos até lá. O escolhido (e muito bem escolhido) foi o Alpi Minas, um restaurante que entre outros pratos, serviam um maravilhoso rodízio de fondue.

E foi o que comemos. Na parte salgada, além do queijo, tínhamos direito a seis tipos de molhos, frango, legumes, carne de javali, truta, calabresa e filé mignon à vontade! Tudo isso somado ao buffet de sopas que estava incluso no preço. Já na parte doce, um chocolate dos deuses gregos somado a quatro tipos de frutas, sendo elas: Banana, maçã, morango e uva. Conclusão: Jantar perfeito! ü

No domingo, aproveitamos o café da manhã da pousada e saímos em direção a duas cachoeiras e um terceiro local chamado “Prainha”.

Cachoeira dos Pretos no município de Joanópolis - Fonte: http://anaphotodogs.blogspot.com.br/2010/07/joanopolis-cachoeira-dos-pretos.html

Corredeiras do Itapuá - Fonte: http://viajarxsempre.blogspot.com.br/2006/06/monte-verde-mg-cidade-pequena-bucolica.html

E aí começaram os apuros da viagem. Faltando 300 metros para a entrada da Cachoeira dos Pretos (que tem aproximadamente 150 metros de altura), paramos para tirar algumas fotos em um Deck no meio da estrada. Depois que a Tati desceu a gênia que vos fala se esquece de colocar o pezinho da Trovão no chão e a derruba de maneira triste e dramática L e como se não bastasse, ao tentar segurá-la pra reduzir o impacto, tive um pequeno acidente e quase morri com um estiramento do músculo das costas.

Aí vai uma dica muito importante: Se você quiser ter um problema físico ou de saúde o lugar para isso é Monte Verde! Isso porque fomos muito bem tratadas da ambulância até minha saída do hospital. Infelizmente o passeio terminou por conta desse pequeno deslize, pra não dizer TREMENDO VACILO meu... L

E esse probleminha nos obrigou a passar o domingo fazendo apenas três coisas que se resumem em uma palavra: Esperar.

Esperar o socorro, esperar o relaxante muscular fazer e feito e voltando à estrada para buscar a Trovãozinha que ficou ESPERANDO eu conseguir andar até tê-la de volta em meus braços.

O deslize fez com que a gente tenha que voltar para conhecer as tais cachoeiras e para que eu possa andar de quadriciclo pelas trilhas abertas nas montanhas (quem curte este tipo de emoção, por toda Monte Verde alugam-se motos de trilha, faz-se passeios de Jipe e passeios ecoturismo estão sempre disponíveis aos turistas). Fora isso, o fim de semana foi maravilhoso e regado a boas experiências, principalmente relacionadas à culinária rs.

Ø  Ficamos hospedadas na pousada Recanto dos Fernandes. Onde pagamos R$ 140,00 o casal + café da manhã. O quarto simples, com frigobar, TV e lareira para os dias mais frios. Super perto do centro e mais perto ainda do hospital (pra quem precisar... hihi); A Tati, dona da pousada, como eu já disse, é DEMAIS! Pode ir que é sucesso garantido (e como diz uma amiga minha, é super tendência kkkkkk) ; J

Ø  O rodízio de fondue que mencionei acima nos custou R$ 44,90 por pessoa;

Ø  Pedágio: R$ 3,20 ida e volta (carro paga o dobro);

Ø  Gasolina: Foram R$ 39,00 na ida e mais R$ 20,00 na volta que sobrou pelo resto da semana... Então vamos dizer que uns R$ 50,00 dá pra ir, rodar lá pra caramba e voltar;

Ø  Passeio de quadriciclo (se tivéssemos conseguido): uma hora sairia por R$ 80,00, mas pesquise, pois falamos apenas com duas empresas e a primeira foi R$ 100,00... Acredito que dá pra chorar e pagar uns R$ 60,00 rsrs (eu adoro chorar);

Ø  Caminho: Marginal Tietê/Fernão Dias até a entrada para Camanducaia/Quando estiver na cidade, siga as placas que indicam o caminho para Monte Verde;

Ø  Boteco do lago: Cerveja Tcheca 1795 – R$ 20,00. Porção de batatas com cheddar e bacon – R$ 28,00;

Ø  Na Pedra Redonda (ou qualquer outra Pedra que desejar ir): Leve dinheiro, pois monopolizaram um estacionamento por lá e é a única opção para deixar o seu veículo. Com a moto pagamos R$ 5,00, mas se eu não me engano ouvi o cara dizendo “R$ 10” para um motorista de carro;

Ø  Em Monte Verde há bastante opção para aventureiros, porém tudo costuma ser um pouquinho mais caro... Por exemplo, lá também tem uma Mega Tirolesa, porém ela custa R$ 65,00 e tem 1 Km de percurso. Quem leu a viagem para Pedra Bela sabe que além de maior ela também é mais barata (dica);

Ø  Não se esqueça! A qualquer momento qualquer um pode ter imprevistos, cuidem-se!;

Ø  Volte pra casa num horário perto do pôr-do-sol, o visual da estrada fica ainda mais bonito.